terça-feira, 12 de agosto de 2014

O casamento do meu irmão.




Vejo-o de perto, como padrinho que tive a honra de ser escolhido, ficando próximo, diria eu, uns dois metros, no máximo. Com a visão privilegiada sou capaz de ver seus olhos, que começam a revelar a intimidade de seus sentimentos. O corpo pende, movimento repetitivo. Seus olhos berram: - quero correr e beijá-la. Mas o corpo trava: segue-se o protocolo cerimonial. E assim, meu irmão fica parado no altar, querendo correr, querendo beijar, mas obrigado a apenas olhar, esperar, respirar.

Vejo-a de longe, como padrinho que tive a honra de ser escolhido, ficando longe, confesso eu, na outra extremidade da igreja. Com a visão desprivilegiada, mais ainda sim, sou capaz de ver seus olhos, que revelam a intimidade de seus sentimentos. O caminhar devagar, a respiração profunda acompanha o pensamento, o mantra: - calma, calma, calma. Os olhos revelam: quero correr e beijá-lo, abraçá-lo, mas não posso, estou na igreja. Estou casando! Ai, meu Deus! respira fundo. Calma, calma, calma.

Metade do caminho percorrido, a música escolhida com zelo, o Guga parado, olhando. A noiva, linda, caminhando devagar, seguindo o protocolo, respirando fundo, era capaz de ouvir: calma, calma, calma. Aproximam-se, e os corpos se encontram: mas antes, o mais belo dos olhares revelam, carinho e ternura como um cuida dou outro. Ali, naquele momento singular, tenho a certeza de que foram feitos um para o outro. Que os gênios indomáveis, agora se completam, se estabilizam na base do amor, carinho e compreensão.

O noivo beija-a na testa. se fosse possível, seria no cérebro, dizendo que a razão o fez escolher aquele momento. Beijaria no coração, dizendo que a emoção o fez escolher aquele momento. Razão e emoção agora caminham com a certeza da decisão, e seus olhos berram somente para alguns: essa é a mulher da minha vida.

Encerra-se a cerimônia, seguimos para a festa. Uhuuuul, é festa! Lá pelas tantas, em meio a felicidade geral, música alta, bebidas deliciosas, comida maravilhosa, decoração impecável, vejo a Erica olhar para o Guga, ali, pulando com outros amigos. Ali, seus olhos berram: esse é o homem da minha vida.

Ao casal, meu carinho por ser padrinho e amigo. Amo o Guga como um irmão que não tive, e agora, amo a Erica como uma irmã. Mas como padrinho, o dever que me cabe é dizer a verdade, e agora lhes direi uma verdade absoluta: a vida não é perfeita, e problemas surgirão. Mas antes de conversarem sobre o problema, quero que lembrem do olhar de vocês na igreja, e que conversem preenchidos de sentimentos bons. A sabedoria cuida do resto!

Amo vocês!

3 comentários:

  1. que belo texto!!! a narrativa da cerimônia está emocionante. como observador cuidadoso que é, parece-me, em alguns momentos, que estava lendo pensamentos. que maravilha poder reviver nessas palavras aquele momento tão especial. obrigado irmão, irmão que eu tenho há longos anos!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. tô aqui emocionada...belíssimo texto !
    parabéns pela sensibilidade e talento !

    ResponderExcluir